domingo, 27 de julho de 2014

Operário Futebol Clube – Uma conquista histórica - Campeão da Zona da Mata Mineira -1978.

Netinho Soares(técnico), Arnô e Parreira(Diretores), +Frankilin, Tizil(não jogou a competição), Paulo Afonso, Bruneu, Aílton, Deco, Anginho, Botti, Elízio(não jogo a competição), +Ademir e Welington.
Agachados: Samarone, +Bolotinha, +Bengó, +Gigio, Zim Caeira, Zé Carlos, Carlinhos, César e +Gasolina(massagista). O mascote é o Weber Martins, Webinho do Carlos Mauro.

Inédito, histórico, espetacular, emocionante... Realmente, como “dublê de repórter esportivo”, foi uma superação. Talvez, minha melhor matéria desde o início deste trabalho de “resgate da memória esportiva”. Fui atrás dos heróis daquela conquista de 1978, e encontrei a maioria dos atletas: José Carlos Santiago(Zé Carlos orelhinha), Cláudio Agripino(Deco), Edson Gonçalves Mendes(Samarone), Ângelo Rigolon(Anginho), Paulo Afonso Pimentel, Aílton Barbosa de Magalhães, José Roberto Botti Filho(Botti), Maurício Bernardo(Maurício Bruneu), Welington Itaborahy, Carlos Agripino(Carlinhos Mário Kemps), Zim Caeira e César. Não encontrei com o Weber, autor de um dos gols da grande decisão e, também, Élzio Manzoni, o Lema. Já falecidos: o goleiro  Frankilin, Ademir “da lalá”, “Bolotinha”, Zezé”oncinha”, Jorge”bengó”, Sebastião”gigio”, o técnico Dulcído Soares(Netinho Soares) e o massagista “gasolina”.
Trinta e seis anos se passaram desde a fantástica conquista. Este título de  Campeão da Zona da Mata-1978, é a mais importante façanha da história do Verdão do bairro São José. Até os dias atuais, a nível regional, nenhuma outra equipe de São João Nepomuceno conseguiu tal feito.
Foi uma competição do mais alto nível, organizada pela Liga de Futebol de São João Nepomuceno em parceria com a Liga de Além Paraíba. Cada Liga comandou uma chave com 8 equipes dos mais tradicionais Clubes da Zona da Mata Mineira. Entre eles, além do Operário, participaram o Ribeiro Junqueira de Leopoldina, União de Cataguases, Ideal de Recreio, Independente de Além Paraíba, ABCR de Juiz de Fora, Leopoldina de Bicas, entre outras. Para a fase final da competição classificaram-se quatro equipes, sendo duas de cada chave. Ribeiro Junqueira e Independente da Chave A e Operário e Leopoldina da B. Nas semifinais, Operário x Ribeiro Junqueira  e Independente x Leopoldina.
Nosso Operário fez o primeiro jogo em Leopoldina e perdeu pelo placar de 1x0. O destaque da partida foi o craque Lema que, mesmo com o supercílio cortado e sangrando muito, jogou até o final da partida. No jogo de volta brilhou a estrela do atacante César. Na vitória do Operário por  4x2, César marcou os quatro gols. Destaque também para o goleiro Welington que defendeu duas cobranças de pênalti. A terceira partida foi em campo neutro, Além Paraíba. Com excelente atuação de toda equipe, em especial do goleiro Welington, o Operário venceu por 1x0 com gol de Samarone.
Na grande decisão o Operário enfrentou o Leopoldina de Bicas que eliminou o Independente de Além Paraíba. Foram três partidas, sendo a primeira acontecendo em São João com vitória do Operário por 2x1. A segunda em Bicas terminou empatada em 2x2. E, finalmente, o jogo decisivo em São João com o Verdão vencendo por 2x0. Gols de Anginho e Weber.  
Neste vídeo histórico, em relatos emocionados dos ex atletas, você terá a oportunidade de rever os campeões de 1978.  Vamos voltar no tempo com Welington, Botti, Zim Ceira, César, Samarone, Aítlon, Anginho, Paulo Afonso, Zé Carlos, Maurício, Deco e Carlinhos. Eu me emocionei. Acredito que você também irá se emocionar.

Assista.
                      

Clique no play e ouça Magela Soares Medina, o Geraldo Magela, narrando os dois gols do Operário. Anginho e Weber foram os autores dos gols da última partida decisiva contra o Leopoldina de Bicas. Comentários de Joanílson Furtado do Vale.

Ouça.
ONTEM  /  HOJE
 SAMARONE

 AÍLTON MAGALHÃES

 CARLINHOS

 ZÉ CARLOS

 ANGINHO

 ZINHO

 CÉSAR

 WELINGTON

 MAURÍCIO

 BOTTI

 DECO

PAULO AFONSO
Mais registros.
 ANGINHO

 ENTREGA DAS FAIXAS CONTRA AMÉRICA DO RIO

 BOTTI "DANDO UMA DURA" NO ÁRBITRO. 

 DECO

 DECO NA BOLA, BOLOTINHA AO FUNDO E BOTTI ATENTO.

 WELINGTON

 +ADEMIR, DECO, BOTTI, LEMA, BRUNEU E WELINGTON
ANGINHO, ZÉ CARLOS, WEBER, ZINHO E CÉSAR

 NÃO PODIA PERDER ESTA OPORTUNIDADE.

 O REENCONTRO. BOTTI E SAMARONE

 A ALEGRIA DE BOTTI E SAMARONE

 SAMARONE E PARTE DA MARAVILHOSA FAMÍLIA DO BOTTI. SR. JOSÉ ROBERTO BOTTI E HAROLDO BOTTI. PAI E E IRMÃO DO BOTTI.


CÉSAR
AGRADECIMENTOS: Obrigado a todos os ex jogadores do Operário que, gentilmente, abriram as portas de suas residências para que eu pudesse fazer este registro histórico e inédito. Obrigado ao Botti, alegria e simpatia em pessoa, que me recebeu juntamente com o Samarone. Abraço ao carinhoso José Roberto Botti, pai do Botti, e , também ao árbitro e meu amigo Haroldo Botti.

Você que me acompanha neste modesto blog o meu muito obrigado. Espero que tenha gostado.

Abraço a todos e até a próxima se Deus quiser!!

10 comentários:

  1. Excelente trabalho Nei. Sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Du!!! Você faz parte deste trabalho. Abração e fique com Deus.

      Excluir
  2. Parabéns Nei pelo belo trabalho,tenho certeza que meu irmão ficou ficou muito feliz,e eu também fico feliz de ter ajudado um pouco nesse trabalho,pq desde criança escuto essas histórias de São João contadas pelo meu irmão e hoje sei q é verdade kkkkk.Vlw Nei grande abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao grande amigo Ney Medina, pela belíssima reportagem que você fez sobre a grande conquista do Campeonato da Zona da Mata de 1978, e me alegro em rever após 36 anos meus grandes amigos Botti, Samarone e Cesar e todos que participaram dessa história fantástica . Parabéns ao grande jogador e presidente Jose Carlos Santiago, por reunir com competência estes grandes jogadores : Wellington,Mauricio,Botti,Deco e Ademir.José Carlos,Lema e Anjinho. Cesar,Samarone,Weber,Betão,Zim Caiera,Carlinhos,Magalhães,Pimentel e outros.
    Saudades dos grandes amigos, mas breve nos encontraremos com um big churrascão um abraço do amigo Anjinho Rigolon.

    ResponderExcluir
  4. JOSE ROBERTO BOTTI2 de agosto de 2014 07:45

    QUE MARAVILHOSO TRABALHO NEI,PARABENS E OBRIGADO POR TUDO
    PODER RECORDAR ESSE TEMPO QUE FAZ PARTE DA NOSSA VIDA E POR PODER VER ESSES MEUS GRANDES AMIGOS DESSE TIME INESQUECIVEL

    ResponderExcluir
  5. Obrigado aos amigos Haroldo, Anginho e Botti pelas palavras de carinho e incentivo. São João Nepomuceno agradece a todos vocês por este feito histórico. Abração.

    ResponderExcluir
  6. De novo parabens pela matéria e pelo resgate da historia, oportunamente farei outro comentario.

    att

    CZ

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Nei!

    É muito importante o trabalho que você faz, sempre resgatando a memória esportiva e dando crédito a quem merece, pois homenagem tem que ser feita em vida mesmo!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir