sábado, 21 de julho de 2012

TAÇA BRASIL: Um único time carioca a conquistou.

                                                         Afonsinho


O Botafogo da década de 60 foi espetacular! Bi campeão estadual 61/62 e 67/68 possuía em seu elenco verdadeiras pérolas do futebol (foto abaixo).

Para completar a década vitoriosa do Glorioso, a conquista da Taça Brasil 1968.
Abaixo, fotos e texto da revista Grandes Clubes Brasileiros da Rio Gráfica e Editora-1972.

“ O Botafogo é o único clube carioca que conquistou a Taça Brasil, a mais importante competição interclubes do país até o momento em que a CBD instituiu o Campeonato Nacional.
Como campeão carioca de 1961-62-67-68, o Botafogo qualificou-se quatro vezes para disputá-la com os clubes campeões dos demais Estados, mas só consegui ganhá-la na última vez. Muitos fatores contribuíram para cortar o caminho do Botafogo em direção à Taça Brasil: más arbitragens, contusões de seus principais jogadores e, também, atuações surpreendentes de seus adversários. O fator sorte, igualmente, influiu.
Em 1967, por exemplo, o Botafogo perdeu para o Atlético Mineiro no cara ou coroa, depois de disputar 120 minutos de futebol corrido e aplicado. A falta de sorte foi tanta que coube justamente a um botafoguense, Geraldo Starling Soares, jogar a moeda para o ar no Estádio Minas Gerais.

Em 1969, porém, na competição referente ao ano de 1968, o Botafogo finalmente, através do capitão de seu time, Afonsinho, colocou as mãos na X Taça Brasil – troféu que ficou em poder do clube e que hoje está bem guardado em General Severiano.

Depois de afastar Cruzeiro e o Metropol, o Botafogo ficou em condições de decidir a Taça Brasil com o Fortaleza. No primeiro jogo, realizado em Fortaleza, dois gols sensacionais de Ferreti, no segundo tempo, fixaram o placar em 2 a 2, tirando a alegria dos cearenses, que já se julgavam vencedores com a vantagem de 2 a 0 obtida no início.
Na última partida, no Maracanã, o Botafogo não  encontrou qualquer dificuldade para vencer por 4 a 0 conquistando o título de campeão brasileiro.
Ferreti foi o artilheiro do Botafogo assinalando 7 gols, seguido de Afonsinho, Roberto Miranda e Rogério(2), Humberto e Paulo César(1)."

            1968  -  Moreira, Cao, Zé Carlos, Leônidas, Valtencir e Carlos Roberto.             
                        Rogério, Gérson, Roberto, Jair e Paulo César Caju


                1962 - Paulistinha, Manga, Jadir, Nilton Santos, Airton e Rildo. 
                          Garrincha, Édson, Quarentinha, Amarildo e Zagalo.


Abraço a todos e até a próxima se Deus quiser!



0 comentários:

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postar um comentário