domingo, 12 de fevereiro de 2012

HELENO DE FREITAS! Monumento inaugurado.

Neste domingo, 12 de fevereiro, foi inaugurado na cidade de São João Nepomuceno-MG monumento em homenagem ao mito e craque galã, Heleno de Freitas.
Nos moldes do Engenhão, estádio João Havelange, a estátua de Heleno de Freitas pesa aproximadamente 300kg, mede 2,5m de altura e tem um pedestal de 2m.

No blog de hoje iremos destacar fotos e vídeos que marcaram o evento. Mas, querendo saber da verdadeira história de Heleno de Freitas acesse o link http://neimedina.blogspot.com/2012/02/heleno-de-freitas-do-jeito-que-voce_4757.html

Na foto abaixo, Élcio Furtado, Herilene, Prefeita Drª Edmea, Helsiane, Luiz Eduardo, Cristiana, Helenize e Gérson.

Drª Edmea, no momento de seu maravilhoso discurso, acompanhada de perto pela espetacular Helenize de Freitas, Joaquim Machado e Eni Moreira.

Outra foto histórica Elias Nassif, LALUCE e Luiz Eduardo de Freitas filho de Heleno de Freitas
Na oportunidade, Laluce contou a Luiz Eduardo que em 1953 Heleno de Freitas apitou um jogo entre o juvenil do Mangueira e um time de Roça Grande.
“Heleno entrou em campo de terno, sapato oxford, impecável.
Quando o Benício “boi” deu uma entrada forte num jogador do Roça Grande, Heleno marcou falta. Depois chegou perto de mim e disse: não pode só apanhar, mete o pé também.”
Contado pelo Laluce não é história, é fato!

Luiz Eduardo no momento em que colocava flores no monumento. Helenize fez questão de registrar.

Drª Edmea recebendo réplica das mãos do artista plástico Edgar Duvivier (autor do monumento a Heleno de Freitas)

Também recebemos a visita ilustre de Maria Clara(TV Globo) com seu sorriso inconfundível

Os amigos do grupo “Fogo no Asfalto” também prestigiaram o evento. www.fogonoasfalto.com.br

Quem diria! Nosso amigo João Batista Moreira, vascaíno, cantando o Hino do Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas. Só mesmo o Heleno. João Dias intermediou o contato de Ayupe com Edgar Duvivier para a contratação de Edgar Duvivier.

No vídeo abaixo, Luiz Eduardo de Freitas fala de sua felicidade e emoção em retornar a São João para participar de mais uma homenagem ao seu Pai, Heleno de Freitas.


Para finalizar, o vídeo mostra o descerramento da placa comemorativa por ocasião da inauguração do monumento em homenagem à Heleno de Freitas.



Agradeço a Deus por me honrar dando-me a oportunidade de participar deste momento histórico para São João Nepomuceno-MG.

Até a próxima se Deus quiser.

2 comentários:

  1. Muito bom Nei.O meu pai já havia me contado esse fato,assim como o Guará disse que jogou junto com o Heleno no Botafogo de São João.Também fiquei honrado em poder participar desse momento histórico par o futebol local.Fico feliz e mais tranquilo por você fazer essas corbeturas,pois é o meu parCeiro no projeto do livro,cujo título "provisório" é: O futebol na terra de Heleno.Um grande abraço e conte comigo.DU AYUPE

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Sou Lucile da Universidade de Sheffield na Inglaterra, e escrevo para você porque estamos estabelecendo um site Internet para catalogar todas as estátuas desportivas no mundo (www.sportingstatues.com) como parte de um estudo acadêmico sobre a comemoração no esporte. Por isso gostaria de saber se posso usar sua foto da estátua de Heleno de Freitas localizada em São João Nepomuceno?

    Naturalmente, daríamos-lhe o crédito para sua foto.
    Eu realmente agradeço por toda ajuda que você poderia me dar.
    Atentamente e obrigada,


    Lucile Bernard.

    ResponderExcluir