sábado, 14 de janeiro de 2012

DE ONDE SURGIU O NOME BOTAFOGO?


BOTAFOGO era o nome de um instrumento militar que servia para colocar fogo no canhão e remonta ao século XIV, tendo a sua origem primitiva nos candeeiros das Igrejas da Idade Média.
Por BOTAFOGO também era conhecido o artilheiro que ateava fogo ao canhão, utilizando aquele instrumento numa operação sempre arriscada.
BOTAFOGO ainda era o nome pelo qual se conhecia o galeão Português São João Batista, da esquadra de D. João III. Tinha 200 peças de artilharia de grande alcance e o seu fogo era tão cerrado e eficaz que o transformou no mais famoso e melhor barco de combate da Europa.
Quando Carlos V, Imperador da Espanha, precisou enviar contra o pirata Otomano Barbarroxa, uma expedição poderosa, em 1535, pediu emprestado de Portugal o poderoso e temido BOTAFOGO.
Sempre em razão de fatos guerreiros, BOTAFOGO passou a ser alcunha de Família na Península Ibérica. Surgiu então em Portugal a Família BOTAFOGO, da qual veio para o Brasil, ainda no século do descobrimento, o fidalgo João Pereira de Sousa BOTAFOGO.
Como lugar-tenente do Governador-General Antõnio Salema, encarregado da defesa do Rio de Janeiro, João Pereira de Sousa BOTAFOGO cumpriu tão bem suas funções que, como prêmio, recebeu uma sesmaria na Enseada de Francisco Velho – logo conhecida como BOTAFOGO, assim como todo o bairro.
O fidalgo Português também ganhou terras em Inhaúma, e lá ainda são conhecidas a Estrada, a Praça e a Fazenda BOTAFOGO.
Texto: Grandes Clubes Brasileiros – Botafogo.
Praia de Botafogo em 1909 - foto de Malta, arquivo de C.J.Duniop

Até a próxima se Deus quiser.

2 comentários:

  1. Nei, como já escrevi aqui, acho que temos que dar toda a glória e todo o "cartaz" do nome Botafogo para a Dona Chiquitota, mãe do Flávio Ramos, não só por ela emprestar a casa para os moleques (o Flávio e o Emmanuel Sodré tinham 15 anos) fundadores do Fogão, como também por ela própria ter dito a famosa frase: "Que Eletro Club que nada. Morando onde vocês moram, o clube de vocês só pode se chamar BOTAFOGO." E assim foi...

    ResponderExcluir
  2. O Ney, agora nós temos que arranjar alguém que não só BOTA FOGO mas INCENDEIE logo de uma vez. Esse time está necessitando de um NOVO "GALEÃO" que seja português, brasileiro , chinês sei lá de onde . Desde que EXPLODA de uma vez tá acertado.
    MAZOLA

    ResponderExcluir