quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

JORGE CURY - 26 ANOS DE SAUDADES.

Foto: fmanha.com.br

No próximo dia 23 dezembro, completaremos 26 anos sem JORGE CURY, o maior locutor que o rádio esportivo brasileiro já teve.
Torcia pelo Flamengo, e quando o craque dominava a bola, principalmente o Zico, ele dizia: “dá-lhe goroto!”. Se driblasse: “passa de passagem”, e ao final do jogo chamava os “trepidantes da Globo”: “fim de papo! Kleber – Loureiro”, referindo-se a Kleber Leite e Loureiro Neto.

Jorge Cury morreu em 1985. Após a decisão do campeonato carioca daquele ano, onde o Fluminense conquistou o tri-campeonato vencendo a fortíssima equipe do Bangu, Cury viajou para Caxambu, sua cidade Natal, para passar o Fim de Ano com seus familiares. Próximo a Caxambu ele se envolveu num grave acidente automobilístico. Paulinho, ponta esquerda do Fluzão, foi o autor do gol que entrou para história como o último gol narrado por Jorge Cury. Diretamente do “meu arquivo”, com vocês, Jorge Cury! “ Na pontinha da agulha...”



Com respeito a todos os locutores esportivos do Brasil, tragicamente e sem avisar, calava-se a mais potente voz do rádio esportivo brasileiro. Vocabulário rico e inconfundível, era dono do melhor grito de gol, independentemente do time que estufasse a rede do adversário. Profissional do rádio há mais de 43 anos preparava-se para sua 10ª Copa do Mundo

Começou sua carreira em 1942 numa Rádio de Caxambu. Em 43 foi contratado pela Rádio Nacional do Rio de janeiro onde trabalhou por 30 anos.
Em 1972, realizou outro sonho: trabalhar na Rádio Globo do Rio de Janeiro. Ficou mundialmente conhecido, e permaneceu até 1984, quando foi demitido para a entrada de José Carlos Araújo. (VEJA NO VÍDEO ABAIXO, O DESABAFO DE JORGE CURY QUANDO DE SUA DEMISSÃO).


Fica nossa homenagem, nossa eterna gratidão e saudade.

Até a próxima se Deus quiser!

12 comentários:

  1. O grito de gol do Cury era uma poesia,enquanto hoje alguns só berram e torcem descaradamente deixando de lado o profissionalismo, hoje ele faria 92 anos, 25/02/2012

    ResponderExcluir
  2. O MAIOR NARRADOR ESPORTIVO QUE JÁ HOUVE...

    ResponderExcluir
  3. Para se ouvir jogos de futebol no radio, fundamental, tem que haver criatividade e a emoção, e isso, J. Curi TINHA.
    Quantas manhas e tardes ficamos reunidos juntos ao radio enebriados com as narrações dele e do Waldir Amaral e companhia.

    ResponderExcluir
  4. Meus respeitos a todas da imprensa mas Jorge Curi SEMPRE será o MAIOR de TODOS! Dá-lhe GAROTO!

    ResponderExcluir
  5. O Jorge Cury foi sem duvida um dos bons locutores, mas não o melhor, nesta lista de bons entra Doalcey Bueno de Camargo Radio Tupi Rio, Vilibaldo Alves Radio Guarani BH, Osmar Santos Radio Globo SP e talvez o melhor de todos o Willy Gonzer da Radio Itatiaia de BH

    Cezar

    Salinas MG

    ResponderExcluir
  6. Realmente todos tem as suas preferências, porem se botar em votação,Cury sem dúvida será o maior, tenho saudades de sua voz , do seu grito de gol, era alegria e eu como tricolor não ficava com raiva nem quando ele em vez de gol, gritar : Zico, Zicão, Zicasso, o galinho arrebentava mesmo e Cury soube descrever como ninguém um gol

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida ele foi o melhor locutor esportivo do Brasil, seu grito de gol chegou a ser ouvido na lua pêlos astronautas. Sou Flamengo e sempre fã da narração dele . Paulo Cezar Novais de Itabuna na Bahia.

    ResponderExcluir
  8. O melhor locutor esportivo do Brasil e questionaria se não do mundo. Vocabulário rico, talento puro, uma voz incomparável, vibração, profissionalismo, ética, respeito ao futebol, sem fanatismos, um show man!!! E vamos Curi... Ainda Cafu, passa diante do grande placar das arquibancadas, cruza a linha central do gramado, aterradoooooooooo no limite penal. Vai bater Silveira... Correuuu, bateuuu ... é golllllllllllllllllllll !!! Inesquecível !!! Maravilhoso!!! Impar !!! Indescritível !!! O Pelé da narração esportiva!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The best. E ponto final
      Suas lembranças do cury fundem-se as minhas. Nunca... Nunca mais outro Pelé. Outro Garrincha outro Cury. Que pena.

      Excluir
  9. O melhor locutor esportivo do Brasil e questionaria se não do mundo. Vocabulário rico, talento puro, uma voz incomparável, vibração, profissionalismo, ética, respeito ao futebol, sem fanatismos, um show man!!! E vamos Curi... Ainda Cafu, passa diante do grande placar das arquibancadas, cruza a linha central do gramado, aterradoooooooooo no limite penal. Vai bater Silveira... Correuuu, bateuuu ... é golllllllllllllllllllll !!! Inesquecível !!! Maravilhoso!!! Impar !!! Indescritível !!! O Pelé da narração esportiva!!!

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente o melhor de todos os tempos !

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente o melhor de todos os tempos !

    ResponderExcluir