quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

HELENO DE FREITAS! ESTÁTUA JÁ ESTÁ EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

Na tarde desta quinta-feira (29) o artista plástico Edgar Duviviver entregou à cidade de São João Nepomuceno a tão esperada estátua de Heleno de Freitas.
Heleno foi o maior ídolo da torcida Botafoguense antes da “Era Maracanã”.
Artilheiro do campeonato carioca de 1942 com 28 gols. Marca nunca superada, nem igualada, por nenhum outro jogador do Botafogo até os dias atuais.
Artilheiro do Botafogo nos anos de 44, 45, 46 e 47.
Marcou 2 gols no fatídico “jogo do senta” onde o Botafogo venceu o Flamengo por 5 a 2 e os jogadores rubro-negros sentaram no gramado. A torcida do Botafogo gritava: “Senta pra não levar de mais!”
Tri-campeão pela Seleção Carioca – 44, 45 e 46.
Convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira, disputou os Sul-Americanos do Chile (1945) e Argentina (1946). Formou o maior ataque de todos os tempos da Seleção Brasileira ao lado de Tesourinha, Zizinho, Jair da Rosa Pinto e Ademir de Menezes...

Aproveito a oportunidade para dizer que, há anos, diversas pessoas vêm lutando para que Heleno tivesse esta homenagem. Entre elas destaco Gérson Gonzaga e Nilson Baptista.
Mas neste momento quero deixar registrado que a realização desta homenagem vai muito mais além do que diversos pedidos a políticos, sejam eles a Vereadores, Prefeitos, Deputados ou qualquer outro título. SEM MEDO DE ERRAR, digo que existem pessoas que passam por nossas vidas, deixam suas marcas, e desaparecem.
Foi o que aconteceu com um Botafoguense chamado Dr. Humberto Cotas. Em agosto de 2010, eu, João Daniel, Roberto Isaías, Túlio Medina e André Almeida fomos assistir a um jogo do Botafogo no Engenhão (Botafogo 3x0 Atlético Mineiro), mas antes estivemos em General Severiano, e lá nosso amigo César Oliveira, espetacular editor de livros de futebol, nos apresentou Dr. Humberto. Em resumo, Dr Humberto perguntou se tínhamos interesse em comprar uma cota da estátua do Heleno de Freitas. Ele e mais alguns torcedores do Botafogo estavam levantando recursos para aquisição da próxima estátua do Engenhão(já existem 3 – Garrincha, Nilton Santos e Jairzinho). Nos despedimos do Cotas e ficamos de pensar.

O encontro com Dr. Humberto foi de fundamental importância. Depois do jogo, a caminho de São João, chegamos a conclusão que antes de participarmos deste projeto precisaríamos ter o nosso projeto aqui em São João. É nesta hora que, NA MINHA OPINIÃO, que entrou a figura mais importante entre todas as mais importantes, João Daniel Moreira Machado.
Naquele momento João disse: “São João Nepomuceno pode ter a estátua de Heleno de Freitas através da Fundação Cultural. A partir daquele momento mergulhou de cabeça no projeto e ajudou a articular todo o processo que foi um sucesso total. Ou seja, em menos de 1 ano e meio o objetivo foi alcançado.

E aí está. Com a Graça de Deus, prevista inauguração para o dia 12 de fevereiro de 2012, data que, se estivesse vivo, Heleno de Freitas completaria 92 anos.

Parabéns Drª Edmea Moreira Machado, Dr. Joaquim Machado, Antônio Luís, Marcos Araújo, Léo Araújo, Roberto Isaías, Manoel Pinto(Keko), toda comunidade Sãojoanense, todos que direta ou indiretamente participaram deste projeto e, volto a repetir, na minha opinião, principalmente João Daniel Moreira Machado.

Engenhão, 07 de agosto de 2010 - João Daniel, Roberto Isaías e eu.

Sala de troféus do Glorioso Botafogo - eu e Dr.Humberto Cottas.

Abraço a todos e até a próxima se Deus quiser.

Um comentário:

  1. Que maravilha, Nei! Foi assim com as outras estátuas! Eu dei minha cota ára uma, acho que foi para a Garrincha.
    O Cottas é uma figura sensacional. Grande médico, com um coração muito bom e não apareceu na sua vida à toa.
    Parabéns! São João Nepomuceno terá a merecida estátua do meu grande idolo, Eleno de Freitas, e no dia que faria aniversário. Ele ficará feliz onde estiver.
    Muito obrigada! Parabéns a você também!
    Um beijo nesse coração

    ResponderExcluir