sábado, 3 de setembro de 2011

DÉ, O ARANHA!

Domingos Elias Alves Pedra, ficou mais conhecido no mundo do futebol como Dé, o aranha. Nascido em Paraíba do Sul-RJ, no dia 16 de abril de 1948, aos 20 anos era destaque no time do Bangu onde atuou ao lado de grandes jogadores como mostra a foto abaixo. CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR.
Bangu 1968: Mário Tito, Devito, Luis Alberto, Pedrinho, Fidélis e Jaime.
Agachados: Marcos, Dé, Mário Tilico, Fernando e Aladim


No início do anos 70, o kid ligeiro Dé, como era chamado pelo locutor esportivo Edson Mauro, transferiu-se para o Vasco da Gama onde fez dupla de ataque com Roberto Dinamite,o maior artilheiro Cruzmaltino de todos os tempos e atual presidente do clube.

Na foto abaixo, no ano de 1976, destaque para a cabeleira do aranha.


Neste mesmo ano de 1976, campeonato carioca, Dé marcou um gol de cabeça no clássico contra o Flamengo. WALDIR AMARAL narra o gol onde Dé aproveita um cruzamento do lateral Marco antônio(tri campeão mundial 1970). Observe a locução do Waldir Amaral que menciona o nome de Wanderlei(Luxemburg) à epóca lateral esquerdo do Flamengo(reserva do Júnior), Fumançu, Zé Mário, entre outros.

CLIQUE NO PLAY E VAMOS VOLTAR NO TEMPO! O RELÓGIO MARCAR!!!!!!



Seu próximo destino foi o Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas onde permaneceu de 1977 a 1980. Depois transferiu-se para Sporting de Lisboa (Portugal) e Al Helal, da Arábia Saudita.

1978 - Botafogo Ubirajara, Renê, Osmar, Carbone, Rodrigues Neto e Perivaldo.
Agachados: Toucinho(massagista), Gil, Paulo César, Dé, Nilson Dias e Mário Sérgio.


Como treinador, trabalhou no América(RJ), nos Emirados Árabes, nas categorias de base e no time profissonal do Botafogo entre outros clubes.

No ano de 2.000, o jornalista Renato Ferreira e o amigo Marcelo "foguete" Mendonça estiveram em General Severiano e encontraram Maurício, carrasco rubro-negro em 1989, juntamente com o Aranha(foto abaixo).

Esta é a nossa homenagem ao "esperto", "kid ligeiro", "aranha"... O nosso Dé.

Acesse: www.sjonline.com.br e leia a coluna de esportes NO GIRO DA BOLA com Nei Medina.

Até a próxima se Deus quiser!

0 comentários:

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postar um comentário