sábado, 6 de agosto de 2011

OSMAR SANTOS - “O Pai da Matéria”

Foto: R7 Notícias - Tele História
Formado em Educação Física, Administração e Direito, Osmar Santos, também conhecido como "O Pai da Matéria", trabalhou como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Record e Globo onde continua contratado, mas sem narrar mais as partidas devido ao grave acidente de automóvel que sofreu em 22 de dezembro de 1994 e que afetou sua fala, que era seu dom. Ficou entre a vida e a morte, mas Deus quis que Osmar mudasse de profissão e hoje como artista plástico, dedica parte de seu tempo em pinturas sobre telas.
Trabalhou também nas redes de televisão Rede Globo, Rede Record e Rede Manchete. Narrou a Copa do Mundo de 1986 pela Rede Globo como primeiro locutor, na companhia de Galvão Bueno (2º locutor) e Luís Alfredo (3º locutor). Fez para a Rede Manchete a Copa do Mundo de 1990 com comentários de Zagallo.
Vamos curtir dois momentos históricos na vida profissional de Osmar Santos. No primeiro, a vitória dramática do Corinthians sobre a Ponte Preta conquistando o paulista de 1977 ( 22 anos, 8 meses e 6 dias, foi esse o tempo em que o corintiano demorou pra gritar campeão novamente, após a conquista do título e 1954).

Vamos voltar no tempo! Osmar Santos narra o gol de Basílio que deu o título ao Esporte Clube Corinthians Paulista. Campeão paulista de 1977. CLIQUE NO PLAY



Foi um dos melhores narradores de futebol do rádio brasileiro. Talvez tenha sido o primeiro a aparecer durante as partidas. Em alguns momentos a câmera o mostrava na cabine e ele falava diretamente com o telespectador. Durante o jogo perguntava ao telespectador o que estava achando do jogo ou coisa parecida. Quando a imagem voltava para a partida ele dizia: “zoom garotinho, zoom!”
Osmar Santos teve uma participação importante como locutor dos comícios da campanha política de 1984 pelas Diretas Já!. Bastante popular, recebeu proposta para candidatar-se a cargos políticos, mas não aceitou.
Também criou bordões que foram tão bem aceitos pelo público, que ecoavam pelos estádios, como o famoso "Parou por que, por que parou?". Entre suas expressões inesquecíveis, estão: Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha, "Um prá lá, dois prá cá, é fogo no boné do guarda", "Sai daí que o Jacaré te abraça, garotinho", "No carocinho do abacate" "ai garotinho", "vai garotinho porque o placar não é seu" e uma das narrações de gol mais marcante do rádio brasileiro "E que GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL". Também foi Osmar Santos quem criou a expressão "Animal", que melhor representou o jogador Edmundo, terminando por se tornar a sua marca registrada.

Agora vamos ouvir o gol de Tupãzinho que deu o título de campeão brasileiro de 1990 ao Corinthians. CLIQUE NO PLAY e ouça a narração de Osmar Santos.



Em 1994 sofreu um grave acidente de carro que lhe produziu graves seqüelas devido aos danos cerebrais que sofreu quando viajava de Marília para cidade de Lins, em São Paulo, quando ele foi atingido por um motorista de caminhão bêbado. Após uma grande recuperação, pôde recuperar várias funções, porém sua fala ficou comprometida, sendo capaz de pronunciar menos de cem palavras, impedindo-lhe de continuar trabalhando como narrador. Hoje se dedica à pintura, e seus trabalhos se encontram em importantes coleções. [1]
O Troféu Osmar Santos é concedido a cada ano à equipe que termina o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de Futebol no primeiro lugar.
Texto Wikipédia

Acesse: www.sjonline.com.br e leia a coluna de esportes NO GIRO DA BOLA com Nei Medina.

Até a próxima se Deus quiser!

5 comentários:

  1. Osmar Santos na Globo São Paulo foi um dos melhores locutores deste país, junto com Vilibaldo Alves Radio Guarani e Willi Gonzer Radio Itatiaia.
    Pena que o Radio esteja perdendo espaço no Cenário esportivo.

    Cezar

    ResponderExcluir
  2. OSMAR SANTOS SEMPRE SERÁ UM GRANDE LOCUTOR ESPORTIVO...O MELHOR.
    TENHO SAUDADES.
    (ROSELANE)

    ResponderExcluir
  3. gosto muito de vc e de seu trabalho nao gosto de jogo mais te admiro pela sua forca voce e um campeao e tenha a certeza de uma coisa os planos de DEUS sao maiores que os seus!!! um forte abrsco...

    ResponderExcluir
  4. oi osmar ,minha mae ja namorou vc em osvaldo crus,ela acompannha sua carreirra c/ muito carinho,ela era amiga da namorada do Nelson uns dos seus amiga minhas mae chama maria remedia diz ela q foi namoro passageiro de adolesencia temos sua foto c/16 anos da sua formatura da 8 serie.MINHA MAE E UMA MULHER BEM CASADA JA HA42 ANOS MORAMOS EM GOIAS ELA RESA MUITO PELA SUA SAUDE.GUAK GUAK GUAK
    ERA A MANEIRA DE VC COMPRIMENTAR OS AMIGOS EU ME CHAMO GLAUCIA SOU SUA FA

    ResponderExcluir
  5. Sou fã de Osmar de toda a vida, gosto muito do jeito de falar com as pessoas, uma abraço te ama com carinho...

    ResponderExcluir