domingo, 16 de janeiro de 2011

HELENO DE FREITAS - Sul Americano 1 9 4 5


Heleno, ainda, se destacou na seleção brasileira participando de 18 jogos e marcando 15 gols. Sul Americano do Chile-1945, foi seu melhor momento na seleção. Este campeonato foi disputado por sete seleções, e a Argentina foi a campeã. Mas Heleno foi o artilheiro da competição ao lado do Argentino Norberto Méndez, ambos com 6 gols marcados.
Nosso craque marcou 1 gol contra a Colômbia(Brasil 3x0), 2 gols contra o Uruguai(Brasil 3x0), 2 gols contra o Equador(Brasil 9x2) e finalizando com o gol da vitória de 1 a zero em cima do Chile.
Na foto acima, vemos o poderoso ataque brasileiro: Tesourinha (Internacional-RS), Zizinho (Flamengo), Heleno de Freitas (Botafogo), Jair da Rosa Pinto e Ademir de Menezes (ambos do Vasco da Gama). Este quinteto de atacantes foi considerado por grande parte da imprensa brasileira como o melhor ataque da Seleção Brasileira de todos os tempos.
Quando retornou ao Brasil, Heleno recebeu de Ari Barroso o apelido de "Diamante Branco". Na foto abaixo, uma das formações da Seleção Brasileira.

de pé: Jaime, Norival, Rui, Oberdan, Domingos da Guia, Biguá e o técnico Flávio Costa. Agachados: Tesourinha, Zizinho, Heleno, Ademir e Jorginho.
Na próxima edição da coluna de esportes NO GIRO DA BOLA que será publicada no site www.sjonline.com.br, por ocasião da data de 12 de fevereiro (dia de nascimento do Heleno), estarei fazendo mais uma homenagem ao "galã de chuteiras". Você não perde por esperar! Será a 40ª edição da coluna e terá como título: Heleno de Freitas, o Pelé branco.

2 comentários:

  1. Amigo Nei, o blog está ótimo, apenas preto e branco demais. Que tal um pouco de rubro-negro também? A nação agradece...um grande abraço

    Luiz Costa

    ResponderExcluir
  2. Valeu Irmão!

    Agora com a chegado do Ronaldinho teremos notícias rubro-negras.

    Abraço forte.

    ResponderExcluir