domingo, 9 de janeiro de 2011

HELENO DE FREITAS 1941 - 1942


O ano de 1941 não foi bom para o Botafogo, mas Heleno começa a mostrar porque foi considerado o melhor jogador de futebol antes da era Pelé. Depois de ser a sensação do campeonato carioca de 1940, Heleno acumulou uma espetacular sequência, sendo 7 vezes artilheiro "do time" no campeonato carioca:
1941 - 24 gols;
1942 - 28 ";
1943 - 09 ";
1944 - 10 ";
1945 - 13 ";
1946 - 22 ";
1947 - 11 ".
Sendo que em 1942 foi artilheiro do Botafogo e do campeonato com 28 gols. Detalhe: depois de 42,até hoje, esta marca nunca mais foi alcançada por nenhum outro jogador que vestiu a camisa do Botafogo. Claro que outras equipes conseguiram superar esta marca, como Ademir de Menezes no carioca de 1949, vestindo a camisa do Vasco, marcou 31 gols.

Também em 1942, Heleno participa de um Botafogo 4x0 América, no estádio de Campos Sales, na reta final do Campeonato Carioca. Era a tarde de domingo, 4 de outubro daquele ano, e o Alvinegro colocou em campo Ary Nogueira César (Ary Fanho), Caeira e Danilo; Zarcy, Hélio e Santamaría; Patesko, Alfredo González, Heleno de Freitas, Geninho e Pirica. Com poucos minutos de jogo, César, do América, cometeu uma entrada desleal em Zarcy e foi expulso de campo pelo árbitro Fioravanti D’Angelo. A partida descambou para a violência e o time de Campos Sales teve mais dois jogadores mandados para o chuveiro.
A essa altura, o Botafogo Football Club já vencia por 3 a 0, com gols de Geninho (2) e Heleno. Terminada a primeira etapa, os ânimos pareciam acalmados mas, logo no início do segundo tempo, o América deu a saída e seus jogadores ficaram parados. Heleno pegou a bola, foi caminhando com ela e marcou o quarto gol. Logo depois, literalmente, o América tirou o time de campo. Inconformado, Heleno começou a cobrar do árbitro e até da policia (foto) uma providência para que a partida fosse encerrada, como realmente ocorreu, com o placar de 4 a 0. A rigor, o América não queria, diante de sua torcida, prosseguir em campo, com apenas oito jogadores, pois tomaria uma goleada histórica.
Encerrado o campeonato, com o Botafogo Football Club em segundo lugar (o Mais Querido foi campeão a apenas um ponto de diferença).

Abaixo, uma das formaçoes do Botafogo no ano de 1942.

De pé: Caeira, Zarcy, Alberto, Santamaria, Borges e Ari. Agchados: Patesko, Geninho, Heleno, Gonzales e Pirica.

***Na próxima atualização, destacaremos o ano de 1944 onde Heleno participou do famoso "JOGO DO SENTA". Aguardem!

Abraço a todos e até a próxima.

0 comentários:

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postar um comentário