sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RESGATANDO O QUE FICOU SEM REGISTRO


De pé, da esq p dir. De Barros, Carlinhos Mendonça, Bezerra, Tulinha, Kilin, DP, Zerli de Barros, Frank, Nei Medina e Luiz Carlos Nogueira, Cacau. Agachados: Paçoca, Serginho Machiori, Marto Banguela, Aírton Roça Grande, Márcio Carrada, Natinho, Periquito, Geraldo Bengó e Tabajara Martins.

Chegamos ao final de mais um ano, e neste último texto de 2010 resolvi relembrar uma parte da história que passou despercebida. Como trabalho no prédio onde funciona a Sede da Liga de Futebol de São João Nepomuceno, dei uma olhada na ata que contém os registros do ano de 1981. Eu procurava as informações sobre o campeonato de 1981, em especial, as do Torneio Início vencido pelo Botafogo Futebol Clube de São João Nepomuceno. Infelizmente, não encontrei uma linha sequer relatando o fato(torneio início). Aproveito este espaço para informar aos queridos leitores que este momento foi de grande importância para o futebol de São João, e explicarei o porquê.

Em 1980, José Maria Gomes da Silva retornou à nossa cidade, vindo do Rio de Janeiro, para trabalhar no INSS. Zé Maria, como era tratado por todos, acabara de realizar um excelente trabalho nas divisões de base do CREIB do Rio de Janeiro (Clube Recreativo Industrial de Bangu), e, logo na sua chegada, juntou a garotada (na faixa de 15 anos) e criou o mais novo time da cidade, o Nacional. Em resumo, com o sucesso desta equipe, o Botafogo, na pessoa do seu presidente o Sr. Ubi Teixeira, interessou em levar aquela garotada para fazer parte de suas categorias de base. Afinal, o trabalho já estava iniciado.

O trabalho do Zé Maria agradou tanto que quando encerrou o mandato do Sr. Ubi, os diretores do Botafogo pediram-lhe que ficasse mais um biênio. O Sr. Ubi aceitou com uma condição:" aceito ficar desde que acabemos com o futebol de adultos, e, a partir de hoje, essa garotada represente nosso Clube. Assim foi feito.

E os meninos não decepcionaram. Com idade máxima de 18 anos, começamos a representar o Botafogo, jogando nas cidades vizinhas e vencendo com certa facilidade os adversários mais tradicionais como: XV de Novembro e Prainha de Rio Novo, Sporte e Leopoldina de Bicas, Mineiro de Santos Dumont, Vesúvio de Maripá de Minas, Rochedo, Guarani... Detalhe: todos times de adultos.

Voltando ao Livro de Atas da Liga de Futebol de São João, em maio de 1981 o Botafogo venceu o Torneio Início que abriria o campeonato, salvo engano, Humberto Nicodemos. Enfrentamos as equipes do Mangueira, Operário, Descoberto e Rochedo de Minas. Não fomos campeões deste campeonato, porque depois de vencermos o Torneio Início, os concorrentes entraram com recurso na Federação Mineira de Futebol, através da Liga de São João, alegando que o regulamento permitia apenas 4 jogadores menores de idade, e o elenco alvinegro era todo ele menor. Portanto, o Botafogo ficou de fora. Mas isso não consta em lugar nenhum, por isso o relato.

Bem, o que vale registrar é que com a atitude do Sr. Ubi Teixeira o futebol de São João teve sua renovação, que foi vital para seu crescimento e projetou craques desta geração como: Kilin e Zé Luiz no Cruzeiro, Nica, Periquito e Ayupe no América-RJ, Lió e Tico do Bandaia e Zerli no Atlético-MG, DP, Robson Magalhães e Aírton Roça Grande no Flamengo-RJ, Natinho no Botafogo, Genesinho e Nabor no Vasco, entre outros.

Hoje, Marco Aurélio Ayupe também realiza este trabalho de base em São Soão, só está faltando um time, saído desta base, para representar nosso Município em competições de maior expressão.

Abaixo, uma foto do Nacional, onde tudo começou.


De pé: De barros, Léo Louzada, Sebatião Cabrita, Penor, Kilin, Itamar, Nei e José Maria. Agachados: Natinho, Ninha Itaboraí, Waguinho Detoni, Geraldo Bengó, Periquito Luís Sérgio Mendonça e o último não identifiquei.

Abaixo, foto do juvenil do Botafogo

De pé: José Maria, Roberto Isaías, Jerônimo Serpa, Geraldo Rabelo, Danilo, Lió, Léo Louzada, Zuza, Marcelino e Cacau. Agachados: Jadir, João Carlos, Geoneli, Nica, Kim Leite, Tico do Bandaia, Genesinho, Waguinho e Chocolate.

Abaixo, foto do infantil


De pé: José Maria, Josemar, Nando Bovoy, Neil, João Carlos, Nabor, Geraldo Rabelo e Adriano Rossi. Agachados: Felipe, Cacalo, Sidnei, Fabinho e Mané Leandro

FELIZ 2011 COM SAÚDE, PAZ E MUITAS REALIZAÇÕES.

Nei Medina.

OBSERVAÇÃO: NÃO HÁ REGISTRO DO TORNEIO INÍCIO,E SIM DO CAMPEONATO DE 1981.

DETALHE: CLIQUE NAS FOTOS QUE ABRIRÃO EM MAIOR TAMANHO.

0 comentários:

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postar um comentário