quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FUTEBOL! SERÁ QUE EU É QUE MUDEI?




Realmente, sou nostálgico. Lembro-me quando comecei a torcer pelo Glorioso Botafogo (1976). No time: Nílson Andrade; Miranda, Carbone, Mário Sérgio, Marco Aurélio Dodô, Nílson Dias, Tiquinho ... Um elenco modesto, mas com amor ao clube, com raça, e, principalmente, respeito ao torcedor. Mesmo com o Perivaldo fazendo cruzamentos por trás do gol, o torcedor aplaudia seu esforço em acertar. Olha que ele chegou a vestir a "amarelinha" em 1981(o titular era o Leandro do Flamengo). Além do Peri da Pituba, saudades do Rodrigues Neto, Carbone, Paulo César "Caju", Nílson Dias, Dé "o aranha" e Mário Sérgio (Botafogo). Júlio César "urigueller", Adílo "o neguinho da cruzada", Zico "o galinho" e o artilheiro Cláudio Adão(Flamengo). Edinho, Carlos Alberto "Pintinho", Gil, Manfrini, Gilson "o Gênio", Zezé (Fluminense). Mazaroppi, Orlando "lelé", Zandonaide e Roberto "Dinamite" (Vasco). E o América com Paiz, Alex, Álvaro, Ivo, Bráulio, Luisinho ...

Sou do tempo em que as torcidadas organizadas, 30 minutos antes do início das partidas, entravam do lado oposto as cabines com maravilhosas bandeiras, gigantescas. Os times entravam correndo no gramado do Maraca; isso inflamava a torcida. O Flamengo saía do túnel indo em direção da sua torcida que ficava, e fica até hoje, a esquerda das cabines de rádio do maior estádio do mundo. Atualmente, os jogadores entram em campo lentamente, sem entusiasmo. Está certo que este procedimento tem uma causa justa, pois as crianças são contempladas.

Mas... a verdade é que, só não desanimei de acompanhar futebol porque meu filho, hoje com 16 anos, veio com a corda toda, assumindo um velho ditado popular: " Amor que passsa de Pai para Filho". Sendo assim, vamos torcendo para melhores dias no futebol, em especial para o Botafogo de Futebol e Regatas.

Até a próxima, com a Graça de Deus.

2 comentários:

  1. Lucas Medina Corrêa1 de novembro de 2010 10:21

    Fala primo... eu não podia deixar de postar um comentário neh, somos adoradores do futebol e isso tá no nosso sangue, mas você só pecou em uma coisa... SOMOS MINEIROS primooo... hehehe e esse ano é tudo nosso...CRUZEIRÃO na cabeça!!! Parabéns pelo seu BLOG... um grande abraço... Lucas Medina Corrêa.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Primão!
    Você tem razão. O Cruzeiro vem bem. Só tem um detalhe: O Cuca é pé frio, com certeza, isso vai atrapalhar. Sou Botafoguense e espero que esta sequência na reta final favoreça o glorioso Botafogo.

    Que vença o melhor!

    Beijão no coração e muito obrigado por acompanhar o Blog.

    ResponderExcluir