segunda-feira, 5 de julho de 2010

SELEÇÃO DO BRASIL




Bons tempos quando o elenco da seleção brasileira tinha jogadores que atuavam nos clubes do Brasil. Era gostoso ver os jogos com atletas do Botafogo, Flamengo, fluminense, Vasco, Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians ... A torcida era mais entusiasmada e o selecionado mais entrosado.

No jogo decisivo de 1958 o Brasil jogou com 4 atletas do Botafogo (Nílton Santos, Garrincha, Didi e Zagallo. Na decisão de 1962 foram 5 (Nílton Santos, Garrincha, Didi, Amarildo e Zagallo. Em 1970 a linha ofensiva foi convocada (Rogério, Gérson, Roberto Miranda, Jairzinho e Paulo César Caju). Em 1994 o Flamengo cedeu para o time titular 4 jogadores (Jorginho, Aldair, Leonardo e Zinho). Não me recordo se ainda eram jogadores do Flamengo, mas com certeza jogaram juntos.

Hoje, na concepção da CBF e dos técnicos convidados para dirigir a seleção brasileira, os jogadores não podem ser novos e precisam estar jogando fora do País. Que palhaçada é essa! Por isso não levamos o Ganso, Neymar, Ernandes do São Paulo o Fred do Fluminense, o goleiro Víctor do Grêmio ... A seleção da Alemanha levou uma garotada tendo 7 jogadores do Bayern de Munique; além do goleiro Manuel NEUER que está se destacando como um dos melhores da Copa 2010, foi convocado pela 1ª vez no segundo semestre de 2009. Se fosse no Brasil não estaria entre os 23 porque não tinha experiência com a "amarelinha".

E a Espanha que, diferente do Brasil e igual a Alemanha, também optou pelo entrosamento e convocou 7 jogadores do Barcelona.

Em resumo, estou torcendo para o Uruguai. Aliás, acho que já torcia desde o início do torneio, pois é a seleção que tem jogador do meu time (Loco Abreu). Quem gosta de futebol e do "time do coração" acostumou a torcer pela Seleção Brasileira que sempre convocou jogadores que atuavam nos clubes do Brasil. Portanto, enquanto os dirigentes da CBF continuarem com interesses comerciais em detrimento aos interesses dos torcedores brasileiros, ficaremos a ver navios sem jogadores com quem nos identifcamos.

AVANTE CELESTE OLÍMPICA.

Até a próxima.

3 comentários:

  1. Grande Nei,
    Aqui, de Juiz de Fora, acompanho seu interesse pela história do futebol, não só da nossa São João, como também em nível nacional, principalmente o glorioso Fogão. Gostaria de parabenizá-lo e convidá-lo a visitar o blog www.grupopitomba.blogspot.com onde estamos contando a história das copas. Vai ser um prazer recebê-lo nesta São João Nepomuceno virtual que estamos construindo, eu e o Serjão Missiaggia. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Botafoguense é azarento mesmo.. foi só começar torcer pro Uruguai que os celestes perderam... hhha

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tenho a certeza que o comentarista anônimo não torce pelo fluminense e nem pelo vasco. Para fazer tal comentário deve ser torcedor do time da beira da lagoa.

    ResponderExcluir