domingo, 11 de julho de 2010

COPA DA ÁFRICA 2010



Antes mesmo do início da Copa 2010, cronistas esportivos de todo o mundo davam a Espanha como favorita ao título. Não deu outra coisa. Em jogo fraquíssimo tecnicamente, de ambas as equipes, a Espanha sagrou-se campeã vencendo a Holanda pelo placar de um a zero.
Um torneio marcado por erros de arbitragem, muitas jogadas violentas e uma mania nacional de nome vuvuzela. Aliás, um instrumento que irritou qualquer telespectador; imaginem aos jogadores e profissionais de imprensa que estavam no local? Essa vuvuzela foi uma idéia infeliz. Um aerofone irritante que espero não ser copiado na Copa de 2014 no Brasil.
Com relação à seleção brasileira, espero que a Espanha sirva de exemplo – não só para o Brasil, mas para o resto do mundo – pois além de convocar vários jogadores de um mesmo time, escalou na partida final seis atletas do Barcelona, mostrou que nesse tipo de competição, que é muito curta, o entrosamento é peça fundamental para o sucesso. O Brasil além de não primar por essa opção, se deu o luxo de ir para a disputa do torneio sem um bom lateral esquerdo; inocentemente, manteve no time titular um volante extremamente violento e desequilibrado (Felipe Melo) e um meia de ligação fora de suas condições física e técnica (Kaká). Vale lembrar que em 1958, no jogo decisivo contra a Suécia, estavam em campo Nilton santos, Garrincha, Didi e Zagallo (Botafogo). Em 1962, contra a Tchecoslováquia, Gilmar, Mauro, Zito ( Santos ) e Nílton Santos, Garrincha, Didi, Amarildo e Zagallo ( Botafogo ). No México em 1970 o ataque do Glorioso foi convocado ( Rogério, Gérson, Roberto Miranda, Jairzinho e Paulo César Lima ). Na copa dos USA, em 1994, Jorginho, Adair, Leonardo e Zinho jogaram juntos no Flamengo.

Espero que o próximo técnico da nossa seleção não fique preocupado em convocar somente jogadores que atuam fora do País ou que tenham experiência com a “amarelinha”. O goleiro da Alemanha teve sua 1ª convocação no segundo semestre de 2009 e nem por isso deixou de fazer uma ótima Copa.

Vamos aguardar e torcer!

Abraço a todos e até a próxima.

0 comentários:

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postar um comentário