segunda-feira, 28 de junho de 2010

P I O R R A - Francisco Assis de Mendonça




Outro desportista, de muito talento e humildade, homenageado na noite de 25 de junho em Reunião Solene da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, foi o ex-craque Piorra.

Uma justa homenagem àquele que em 1968, levado por Írio da Silva Pinto "Colero", iniciou sua trajetória no júnior do Cruzeiro de Belo Horizonte.

A foto abaixo ilustra seu 1º grande feito; Piorra, em 1971, jogando pelo Vila Nova-MG, junto de seus companheiros, foi o primeiro atleta a conquistar o campeonato brasileiro da Série B. Um fato inédito na história do Vila Nova Mineiro ( Piorra, da esquerda para direita, é o penúltimo agachado).




Em 1973 esteve no Comercial do Mato Grosso e jogou ao lado do ponta do Fluminense, Botafogo e Seleção Brasileira, "búfulo" Gil.
Em 1975, no Atlético Goianiense, jogou ao lado de outro craque, Baltazar (campeão brasileiro pelo Grêmio 1981 e Flamengo 1983). Neste mesmo ano, Piorra integrou a Seleção de Goiânia e participou da Inauguração do Estádio Serra Dourada. Na oportunidade vencendo a Seleção de Portugal pelo placar de 2 a 1. (Na foto abaixo,da esquerda para direita, Piorra é o penúltimo agachado).




Outro feito do nosso eterno craque, foi levar o time do Taubaté-SP, para 1ª divisão do futebol Paulista em 1979 como mostra a foto abaixo (2º agachado da esquerda para direita).





Em 1981 foi a vez do Santo André ter o privilégio de contar com nosso craque em seu elenco. E para variar, neste ano, o Ramalhão,como é conhecido em São Paulo, subiu para a primeirona do Paulistão.

Parabéns Antônio Braz Alves Coelho que indicou Francisco Assis de Mendonça "Piorra" para ser agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito em São João Nepomuceno-MG.

Parabéns PIORRA!

Veja mais sobre o craque Piorra, acessando www.sjonline.com.br e lendo a coluna de esportes NO GIRO DA BOLA com Nei Medina.

Até a próxima!

0 comentários:

POSTAR UM COMENTÁRIO

Postar um comentário